domingo, 7 de abril de 2013

Como prover a migração de um modal para outro sem causar mais problemas .

4 potenciais de modais de transporte - (hidroviário, ciclovia, ferroviário, viário)


Foto : Alexandre Trindade

Vamos lá, colhendo dados dos diversos tipos de modais que existem e SP atualmente consegui levantar os seguintes números:

O METRO de SP transporta por dia aproximadamente 4,5 milhões de pessoas.
A CPTM por intermédio de seus trens 2,5 milhões de pessoas .
As concessionárias de ÔNIBUS juntas transportam por dia 9,8 milhões de pessoas.
Estima-se que por volta de 4 milhões de automóveis saiam de suas garagens por dia em SP .
A frota de motos na cidade de SP cresce assustadoramente já sendo de 3,5 milhões por dia.
Existe ainda o modal de ciclistas e de pedestres que vou escrever em outro post sobre eles.

Capacidade de transporte dos modais existentes em São Paulo.


Levando-se em conta esses dados pode se observar que existe um grande desafio a ser superado.


Vamos agora analisar a situação de cada sistema de transporte :

Metro e Trem: A malha do metro de SP está sendo aumentada como nunca, assim como a malha  da CPTM e alguns km de monotrilho, ao se prover este espaço, desde que seja de qualidade, a situação tende a melhorar em alguns aspectos e em uma velocidade lenta no que tange a necessidade, porem essencial, pois não se pode prover uma migração acentuada de usuários de um modal para outro visto todos estarem saturados. A grande vantagem do metro é sua absorção de grande quantidade de pessoas sendo transportadas rapidamente.

Ônibus: A situação é um pouco mais complicada, visto a maioria dos ônibus ainda estarem circulando fora de corredores, estes inexistentes e com falhas graves estruturais e de intercâmbio, comprometendo sua eficiência, bem como seu poder chamativo para que se proporcione um interesse por parte de usuários de outros modais como o do automóvel para migrarem para este.Outro fator preocupante é que os ônibus são quase sempre lotados, passam a impressão de não terem tanto conforto, dividem espaço com os veículos e não transportam muita gente , necessitando assim numa cidade como São Paulo de uma frota bem maior do que a existente. é um desafio gigantesco tornar o ônibus um atrativo para o usuário do automóvel e um modal eficiente dada a sua baixa capacidade de transporte de pessoas comparada por exemplo com o metro, trem e o VLT em uma cidade hiper populosa como São Paulo.

Por fim o usuário do automóvel e da moto , estes 2 com vantagens enormes e desvantagens talvez de igual proporção. Pensemos com a cabeça de tais usuários :

Automóvel : É um bem adquirido, um sonho de consumo, um medalhão de status, um investimento para ser curtido. Proporciona prazeres como não ser incomodado esmagado em transportes públicos, ter seu DVD, seu banco de couro, seu som, seu ar condicionado, sua beleza e conforto etc, etc... Mas não é só isto, com ele você pode levar seu Lap-Top embaixo do banco, pode levar seu guarda chuva tranquilamente, sua bolsa ou mochila repleta de utensílios de valor e legais, usar sua melhor roupa ou sapato, pode ir com seu relógio de marca, com sua pasta executiva, e ter envolto em sua lataria a visualização da bandidagem limitada, com isso sua exposição fica reduzida e seu risco de ser assaltado tende a ser menor, isto é fato, por outro lado as vezes seu carrão chama o bandido, pense nisso. Alem´disto você pode levar seu filho antes de ir pro trabalho pro colégio , pode passar na casa de seu amiga (a) pode ir direto ver sua namorada(o) depois do trabalho e sair com ela(e) pra passear , pode ir no mercado fazer suas compras , na academia ou seja você fica livre pra fazer as pontes diretas no antes e no pós trabalho .

Mas você tem de pensar que: se você não abrir mão do seu carro e não usar o transporte público sua cidade vai explodir e você vai ficar preso dentro de seu carrão sem conseguir se locomover, isto é fato !

Pra conseguir te convencer e me convencer de que você poderá abrir mão de usar seu carrão  pelo menos em metade dos dias da semana muita coisa tem de ser feita a meu ver, não adianta alguém vir  dizer pra você que São Paulo vai parar, que ta tudo parado, que é melhor isso ou aquilo se efetivamente você não enxergar que o outro modal pra onde você vai terá alguma vantagem no seu bem estar em geral.

Dentre essas vantagens e melhorias, estão algumas que vou citar aqui:

1-) A segurança pública terá de ter um aperfeiçoamento das leis na sua retaguarda , estas se transformando em leis mais severas, para que os bandidos pensem duas vezes antes de cometer um delito e os policiais ao prenderem saibam que estes ficarão presos , ai você terá melhores condições de se locomover a pé , de ônibus ou de metro pela cidade sem estar em risco ou ser incomodado(a).

2-) A lotação caótica dos sistemas de transporte público em geral terá de cair pelo menos pela metade pra você não se sentir como gado dentro destes e ser tratado como um cidadão .

3-) A conexão entre estes modais de transporte público terá de ser feita de forma a minimizar os trechos que você terá de andar pra sua residência e ou trabalho afim de evitar que você tenha de ter um porte atlético de medalhista olímpico para andar km todos os dias no seu ir e vir para adentrar a estes modais e ou retornar destes para sua residencia.

4-) O preço dos transportes públicos diários na sua conta mensal terão de ser menores do que o que você gasta mesmo em grandes congestionamentos com seu automóvel, ou seja, não há cristo que fará você gastar mais pra ter menos qualidade no seu ir e vir diário.

5-) Pra finalizar , o sistema de transporte público terá de lhe atrair não tão somente por você ficar parado e ele andando, ele terá de ser confortável, seguro, eficiente , ter horários maiores se estendendo para horários que entram a noite adentro e comecem a funcionar mais cedo , ele terá de ser chamativo em todos os aspectos , caso contrário , você continuará sofrendo dentro de seu veículo.

Moto : É a oitava maravilha do mundo, é bem mais barata que o automóvel, gasta muito menos e é rápida.
Mas, é extremamente perigosa, é altamente poluidora, é uma alternativa que talvez não seja bem vinda se você se tornar mais um número da triste estatística de acidentes.


Conclusão: Na opinião deste autor toda e qualquer medida que for tomada não seguindo estes aspectos e variáveis tenderá a se tornar proporcionadora de um colapso e não tão somente do caos que nos encontramos .

Texto, pesquisa, foto e edição : Alexandre Trindade ( A publicação, cópia , distribuição e divulgação deste post, de suas fotos e montagem esta liberada para todos desde que mencionado os créditos do blog e de seu autor desde que não seja alterado seu conteúdo).







Compartilhe este post na sua rede social clicando abaixo:

Um comentário:

  1. Mais vale acender uma vela que amaldiçoar a escuridão. São propostas como esta, que estudadas em conjunto, deverão fazer a diferença. Desde que os governantes não fiquem preocupados em NÃO POR azeitona na empada dos 'adversários políticos'!
    O povo está ficando 'cheio' de servir de parachoque!!!

    ResponderExcluir

Por gentileza seu comentário é muito importante para se aprimorar o conteúdo da matéria e do blog, não deixe de faze-lo, obrigado pela visita.Me desculpe se minha visão é diferente da sua, mas com certeza se aqui estamos, contribuímos com o nosso país e com o nosso mundo. Obrigado!